terça-feira, 23 de novembro de 2010

SEGUNDA ATIVIDADE DO ALUNO CAIQUE DE LUCAS - 2º E

LIXO ORGÂNICO
Por Caique de Lucas – 2º E

O que é Lixo Orgânico?
Restos de comida em geral, cascas de frutas, casca de ovos, sacos de chá e café, folhas, caules, flores, aparas de madeira, cinzas.

O que devo fazer com o lixo orgânico?
A princípio todo o lixo orgânico é enviado juntamente com o não reciclável, para aterros sanitários, lixões ou usinas de incineração. Mas existe outra finalidade para estes resíduos que a compostagem. No lixo orgânico para compostagem deve-se evitar: Gorduras, lacticínios, carne peixe e frutos do mar, cinzas em grande quantidade.

Para onde enviamos nosso lixo?

Lixão: O lixo é simplesmente depositado em extensas áreas a céu aberto, sem qualquer tipo de tratamento. Sem a impermeabilização, o solo fica exposto à degradação e há risco de contaminação dos lençóis freáticos pelos efluentes produzidos na degradação do lixo quando estes são absorvidos pelo solo. Além disso, os lixões são freqüentados por famílias de baixa renda que ficam expostas a animais transmissores de doenças e outros riscos.
Aterro Sanitário: O lixo é depositado em grandes áreas que devem atender a requisitos como o emprego de técnicas de engenharia e normas operacionais específicas para confinar esses resíduos na menor área possível, reduzindo o seu volume ao mínimo, cobrindo-os em seguida com uma camada de terra ou material inerte, tão freqüente quanto se fizer necessário ou ao final de cada jornada de trabalho. É feita a impermeabilização da base e das laterais, sistemas de drenagem de chorume para tratamento, remoção segura e queima dos gases produzidos. Quando o limite de operação do aterro é atingido ele deve ser encerrado, respeitando-se técnicas e precauções a fim de evitar erosão do terreno, observando-se a drenagem de águas superficiais. Para tanto se indica a implantação de áreas verdes, mas o ambiente é inadequado para grande parte dos vegetais, principalmente para aqueles com raízes profundas.
Incineração O lixo é queimado a elevadas temperaturas (800 a 1.000º C), até ser reduzido a cinzas e escórias. A maior vantagem deste processo é a grande redução do volume de lixo, até 90% do volume inicial. Alem disso, a energia térmica, originada na queima dos resíduos, pode ser aproveitada para aquecimento, através da produção de vapor, ou ser utilizada na produção de energia elétrica, podendo-se recuperar o equivalente a metade da energia dissipada.
Uma central de incineração funcionando corretamente gera detritos sólidos e gases estéreis e não contribui para a poluição ambiental do solo e do ar. As emissões gasosas têm de ser tratadas, devido aos resíduos provenientes dos materiais incinerados. É uma alternativa cara devido ao seu elevado custo de implantação e ao risco ambiental inerente. A incineração é alternativa freqüentemente utilizada para o chamado lixo hospitalar, para neutralizar os riscos à saúde da população.

Riscos: O lixo pode muitas vezes conter materiais perigosos, que oferecem sérios riscos à saúde humana e ao meio ambiente, como baterias de veículos, pilhas e baterias comuns e de celulares, embalagens de produtos químicos, tóxicos ou corrosivos etc.

Doenças: O lixo depositado em lixões a céu aberto ou em terrenos baldios atrai ratos, baratas, moscas, mosquitos, formigas e escorpiões, entre outros, podendo transmitir doenças como diarréias infecciosas, parasitoses, amebíase e etc. Pode ainda permitir o desenvolvimento de larvas de mosquitos vetores de doenças como a dengue e a leishmaniose. Além disso, quando os lixões estão localizados próximos a aeroportos, podem atrair pássaros diversos, principalmente urubus, capazes de provocar acidentes aéreos.
Como funciona a compostagem?
A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo
O que é uma composteira?
É uma estrutura própria para o depósito e processamento do material orgânico. Geralmente as feitas em locais pequenos possuem proteção feita com tijolos. Neste local é colocado o material orgânico e folhas secas, por cima do monte, para evitar o cheiro ruim.
Qual a vantagem deste processo?
Dá-se uma finalidade adequada para mais de 50% do lixo doméstico, ao mesmo tempo em que melhora a estrutura e aduba o solo, gera redução de herbicidas e pesticidas devido à presença de fungicidas naturais e microorganismos, e aumenta a retenção de água pelo solo.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A história das Coisas - Vídeo interessante sobre Meio Ambiente

Olá pessoal,

A Professora Gislaine nos apresentou este vídeo "A história das coisas" que trata de meio ambiente e consumo sustentável. Não deixem de ver, tenho certeza que vocês vão adorar!!!!

Obrigada professora, pela dica maravilhosa!!
PLANTBOTTLE
A EMBALAGEM ECOLÓGICA DA COCA-COLA!

A Coca-Cola Brasil acaba de lançar a PlantBottle, uma nova embalagem que substitui parte do petróleo por etanol, extraído da cana-de-açúcar. 

A idéia é diminuir em até 25% as emissões de CO², A novidade também diminui a dependência da empresa com recursos renováveis por terem origem parcialmente vegetal - 30% à base da planta. 

O produto pode ser adquirido em embalagens de 500ml e 600ml. A expectativa é de que ainda esse ano consigam uma redução de uso de mais de 5.000 barris de petróleo, o que é uma quantidade considerável. 

Sem mudança de propriedades químicas, cor, peso ou aparência em relação ao PET convencional, a PlantBottle é 100% reciclável e já entra na cadeia de reaproveitamento de materiais, consolidada no País desde sua chegada ao mercado. 

Professora Cristiane Ruiz (Português). 


RESENHA DO FILME WALL-E

Caique de Lucas disse...
Resenha do filme Wall-e


Wall-E é um filme de amor, mas não só isso, o filme possui uma forte crítica ao nosso estilo de vida, ele mostra (com detalhes), como será a nossa vida se continuarmos “evoluindo” desta forma. Um planeta assolado pela poluição e devastação, constantes tempestades de areia e todo aquele lixo acumulado, sendo compactado e empilhado por um único robô sobrevivente, Wall-E é o único habitante do planeta, tendo como companhia apenas uma baratinha que se comporta como um cão fiel, os humanos moram em uma nave espacial longe da Terra, como se fosse uma Arca de Noé, e já estão longe de seu planeta há mais de 700 anos. Wall-E não é apenas um robô, não é e Wall-E tem inteligência artificial, e além de coletar lixo, guarda em sua “casa” objetos que preservam ou que seja útil pra ele. Wall-E é um solitário coletor de lixo e mesmo sendo “de lata” transmite uma humanidade sem igual, como o gosto por músicas, ou pelo fato de apagar as luzes de sua “casa“, e ficar balançando a prateleira que usa para dormir (como fazemos quando deitamos em uma rede), a história se passa, tempo depois ele se vê apaixonado por Eve, uma robôzinha enviada à Terra com a missão de encontrar algum resto de vida, uma planta, que significaria que o nível de contaminação na Terra já havia reduzido. No fim eles conseguem a planta e tem a missão de plantá-la para produzir mais.

A Natureza e a tecnologia podem viver juntas, basta querer! O ser Humano não entende que uma planta pode diferenciar muito a sua vida em muitos benefícios, sabemos que os Seres Humanos precisam de Tecnologia em minha opinião eles adotam isso como um meio de facilidade na sua vida. Mais querendo a vida assim tão fácil e tão prática acaba se esquecendo que por trás disso alguém sofre e no filme podemos perceber quem sofre. (GENTE PELO AMOR DE DEUS, NÃO É O WALL-E QUE SOFRE NÃO EM AQUILO É FICCÃO, QUEM ACABA SOFRENDO É O PLANETA TERRA)

Nome: Caique de Lucas Mazzaro Nº 38 Serie 2:E