quinta-feira, 14 de outubro de 2010

SANEAMENTO BÁSICO



PROJETO TRANSDISCIPLINAR ESCOLA ESTADUAL FREI DAGOBERTO ROMAG

TEMA: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Subtemas: Água e Lixo


SÉRIES ENVOLVIDAS: 2º A,  2º B,  2º C,  2º D e  2º E                         

APRESENTAÇÃO/JUSTIFICATIVA
Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua conseqüência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.
Com os conteúdos ambientais permeando todas as disciplinas do currículo e contextualizados com a realidade da comunidade, a escola ajudará o aluno a perceber a correlação dos fatos e a ter uma visão holística, ou seja, integral, do mundo em que vive.

OBJETIVOS
-  Identificar o que é saneamento básico;
- Conscientizar sobre a responsabilidade de cada um quanto  ao uso da água e da manutenção dos esgotos;
- Conscientizar sobre a responsabilidade do governo quanto ao tratamento da água e do esgoto;
- Construir a relação homem-natureza, principalmente entre saneamento básico e meio ambiente;
- Contextualizar  os conceitos científicos estudados nas disciplinas escolares.

FORMULAÇÃO DOS PROBLEMAS
a) Como a água chega a nossos lares?
b) Para que utilizamos essa água?
c) E depois de ser usada, para onde ela vai?
d) O que acontece com ela?
e) Quanto lixo produzimos? 
f) O que é feito do lixo que produzimos?
g) Qual a nossa responsabilidade na manutenção do equilíbrio ambiental do nosso planeta?

 CONTEÚDOS CONTEMPLADOS
Matemática
- Funções: linear, quadrática, exponencial
- Estudo de medidas, Cálculo da área, de volume.
- Cálculo de área de aterros e da capacidade de armazenamento
- Sistema monetário – prejuízo e custo da água
- Geometria plana- geometria especial
- Estatística 
- Sistema monetário – prejuízo e custo da água
- Porcentagem

Temas Transversais

Ética
- Reflexão e diálogo no que se refere ao respeito à natureza, justiça social, dignidade no que se refere à qualidade de vida.

Saúde
- Conscientização da nossa responsabilidade e de dos governantes no que se refere à qualidade de vida e saúde para  a humanidade.
- Desenvolvimento de hábitos saudáveis de higiene pessoal e ao meio ambiente.
- Ações para conscientização da comunidade no que se refere ao desperdício de água.
- Conseqüências da falta de saneamento básico para a saúde: doenças infecto-contagiosas, diarréias, desidratação, desnutrição, enchentes, morte etc.

Meio Ambiente
- Relações do homem com o meio ambiente, sua dependência e responsabilidade na preservação da qualidade de vida e o equilíbrio ambiental.
- A Reciclagem e reuso como meios de promover a sustentabilidade.

Pluralidade Cultural
- Conhecer como as diversas culturas lidam com o meio ambiente; o papel das declarações, tratados, convenções internacionais que dizem respeito ao meio ambiente;
- Direitos e deveres individuais e coletivos.
MATERIAIS/RECURSOS
- Vídeos e filmes  
- Máquina fotográfica
- Filmadora
- Computador
- Datashow
- Transporte para as visitas fora dos domínios da comunidade.
-  Recortes de jornais, revistas, fotos etc. de ambientes com saneamento básico e sem saneamento.
-  Pesquisa na Internet, revistas, vídeos  sobre saneamento básico.
-  Papel para anotações, cartolina, caneta, lápis e borracha.
-  Jornais (para reciclagem)

TEMPO DE DURAÇÃO
1 Bimestre

ATIVIDADES PROPOSTAS
Investigação bibliográfica e estatística
Construção de maquetes
Construção de embalagens
Construção de jogos com papel reciclado
Reciclagem de papel
Entre outras

DESENVOLVIMENTO
1º) Integração com o tema – Conscientização

- Palestra, com a apresentação de vídeos sobre os temas e do blog do projeto. 
- Convite aos alunos para a participação no projeto.
- Formação de grupos de trabalho
- Realizar pesquisa na web para coletar imagens, dados, vídeos etc, que mostrem as conseqüências da  falta de saneamento e da poluição das águas;

2º) Concretização e ação

- Visitas à estação de água (na cidade) e de esgoto (Jundiaí);
- Excursão a uma região de sua cidade onde não haja saneamento básico (lixões, terrenos baldios, bairros);
- Visita em domicílios da região (por amostragem) para verificação de desperdício de água (torneira pingando, cano quebrado etc);
- Análise dos dados encontrados
- Discussão sobre os resultados
- Conscientização da comunidade sobre o desperdício;
- Discutir soluções para conservação e despoluição da água e do esgoto;
- Fazer reciclagem de papel (usar material para fazer os trabalhos concretos – jogos, maquetes...)

3º)  Exposição dos resultados - Feira
- Apresentação das conclusões sobre as pesquisas à classe ou aos pais e à comunidade em forma de palestras apresentadas pelos alunos. (seminário)
- Apresentar trabalhos concretos na feira. (maquete, jogos, cartazes, modelos de sólidos geométricos...)

4º) Avaliação do projeto

Durante todo o processo, para adequação das atividades  e no fechamento, de forma que o corpo docente aprenda com os possíveis erros e aprimore suas prática, enriquecendo o projeto para uma futura aplicação.


Um comentário:

  1. Quero aqui prestar a minha homenagem e dar os parabéns à Professora Luzinete pela elaboração do seu exelente projeto de Educação Ambiental e também à todos os alunos envolvidos.
    São atitudes responsáveis como esta que fazem a diferença para a formação da consciência ambiental desses estudantes, os quais também poderão ser formadores de opínião de outros estudantes ou de outras pessoas.
    Se cada um de nós de alguma maneira praticarmos ações que venham a preservar o nosso meio ambiente local, estaremos também ajudando na preservação do nosso planeta e na sobrevivência das futuras gerações.
    É preciso que nós seres humanos racionais que somos, mudemos nossos hábitos, para que assim possamos ter um mundo mais sustentável e mais qualidade de vida.
    Nem tudo está perdido, por isso precisamos ter a consciência que todos nós somos responsáveis por esse desequilíbrio ambiental gerado em nosso planeta.

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